quarta-feira, julho 04, 2007


Bom, o que me deixa com cara de paisagem tentando entender certos fatos?


Bom vou explicar...



Um livro aprovado pelo Ministério da Educação para crianças da sexta série das escolas públicas do Rio mostra como a cidade está dividida entre áreas de atuação de traficantes.
O livro, de geografia, está sendo distribuído a professores, para que avaliem o conteúdo. A prefeitura da cidade protestou.



O livro - Geografia, Sociedade e Cotidiano - foi escrito para alunos de sexta série, crianças entre 10 e 12 anos. Logo no primeiro capítulo, os autores apresentam um mapa do município do Rio. A ilustração mostra as áreas onde atuariam as quadrilhas que comandam o tráfico de drogas.
Os pontos são distribuídos pelo mapa de acordo com as regiões da cidade. Há ainda uma foto que mostra uma operação da Polícia Civil numa favela.


O prefeito do Rio, César Maia, criticou o livro num texto divulgado pela internet. Ele questiona se o Ministério da Educação analisou o material e diz que o conteúdo “é um atentado ao ensino de geografia para crianças de doze anos”.


Um dos autores diz que nada foi inventado e que tudo foi resultado de pesquisa. “Esses dados foram divulgados pela imprensa, todas as imagens também, e o mapa, inclusive, não é uma criação nossa. É um mapa que saiu na imprensa. Nós estamos colocando num livro didático uma informação que faz parte da realidade do país. Infelizmente não tem como a gente omitir isso, afinal, a Geografia estuda uma realidade”, defende-se Márcio Vitielo, co-autor do livro.



Texto extraído do JORNAL DA GLOBO- com adaptações.


Bom, quer dizer que criança de 12 anos não pode saber que no estado no qual eles estudam não há violencia e sim paz e amor??? Que lá não existem, traficantes, lagrões, assassinos e que não existem mães e famílias chorando pela morte de entes queridos? complicado, complicado...

Nenhum comentário: